- Área: 470 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Eterna Móveis, Interface, Pino Adesivos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Restaurante com uma tradição familiar de mais de 30 anos, e referência na culinária japonesa, o SAKURA decidiu ampliar sua operação com uma nova unidade no shopping Iguatemi em Porto Alegre. A AT tem acompanhado esta evolução, contribuindo nas decisões estratégicas e na formação de uma Identidade de arquitetura para cada unidade do restaurante Sakura, integrando os valores da cultural japonesa a uma forma próprio de atendimento e qualidade.
O desafio deste projeto foi traduzir na arquitetura toda a maturidade atingida pelo restaurante ao longo destes anos e ao mesmo tempo proporcionar uma nova experiência aos seus clientes, sem perder a essência e a tradição. Desta forma, o exercício de concisão e síntese na concepção deste projeto, foram fundamentais em todo o processo de criação. O Kirigami, conhecido como origami arquitetônico, arte japonesa que combina a dobradura com o corte, foi o conceito que permeou e conduziu todas as decisões do projeto. Desde a organização do espaço em níveis de piso e forro até a fachada e o mobiliário.
A fachada é composta por placas de madeira revestidas com lâmina natural e vidro. Estes elementos dispostos em uma sequência de planos inclinados ( dobra + corte ) configuram uma divisória permeável, onde a composição de cheios e vazios permite uma variação surpreendente de pontos de vista do exterior para o interior do restaurante e vice e versa. A fachada, como elemento de transição entre o mall e o interior do restaurante, estabelece uma relação de equilíbrio e sutileza, entre a tranquilidade e privacidade do ambiente interno e a movimentação do público externo passante. Esta permeabilidade intencional provoca também surpresa e um convite para visitar o seu interior.
Todos os elementos do restaurante foram desenvolvidos com exclusividade pelo escritório de arquitetura; luminárias, móveis e em especial, as mesas e cadeiras desenhadas em parceria com a empresa de mobiliário Mezas. As cadeiras foram executadas com peças de compensado multilaminado natural, com acabamento pigmentado preto e pés em metal. As mesas construídas com base de chapa metálica dobrada e tampos em madeira laminada.
Destaque para o sushi bar / kaiten (esteira que conduz pratos de sushi) o balcão foi executado como um monobloco em corian e o ambiente é envolvido pela obra do artista japonês Hokusai_ A Grande Onda de Kanagawa_ que recobre as paredes e o forro rebaixado como dobras de origami. Em homenagem ao Sr Hideo Fujimoto, fundador do Sakura, e de grande significado para a história do restaurante, foi criado um painel fotográfico associado a marca, que inserido na parede de madeira natural assume destaque no ambiente